Image Map

25 de julho de 2014

Como e Quando Se Curvar na Coreia



Olá! Sejam bem-vindos ao Destino: Coreia. Como primeira matéria do blog, irei ensinar como e quando se curvar na Coreia do Sul.

Bom, assim como em muitos países asiáticos, curvar-se tem grande papel na cultura sul-coreana. É uma maneira de mostrar respeito, gratidão, cumprimentar e dizer adeus. Pode parecer algo complicado, há sempre dúvidas de como e em quais momentos se curvar, mas aqui irei ajudá-los a responder tais questões.



Quando você está se encontrando com alguém de maneira informal, isto é, com amigos ou conhecidos em situações usuais do dia a dia, o mais indicado é uma pequena curvatura, em torno de 15°. Essa simples reverência é usada para dizer "Olá", "Obrigado", "Até logo".




Para situações mais importantes e formais (como reuniões de trabalho e eventos sociais), ou para pessoas mais importantes (como seu chefe, um ministro e idosos), quanto mais curvada for sua reverência, maior respeito é mostrado, sendo ela entre 30° e 90°. O tempo que você permanece curvado também é levado em conta: maior o tempo, maior o respeito. As mãos devem ficar ao lado de seu corpo, ou em sua frente, nunca para trás.

Agora, a reverência de maior importância é a chamada kunjeol (큰절 – “grande reverência”), sendo usada para as mais formais ocasiões e para mostrar o maior tipo de respeito. Os coreanos normalmente fazem a kunjeol para os familiares mais velhos durante o feriado de Ano Novo Lunar (설날 –  Chuseok) o Festival da Colheita (추석Seolnal). Ela também é utilizada durante uma cerimônia tradicional de respeito aos antepassados, chamada jesa (제사). Quando um homem vai pedir a mão de uma mulher em casamento, ele normalmente também faz a keunjeol para a família da noiva. O passo a passo para realizar tal reverencia está nas figuras a seguir: 



Por fim, lembrem-se que para fazer uma boa reverência nunca fique olhando para a pessoa, encarando-a, olhe para o chão quando o fizer ou a intenção de respeito estará comprometida.

Espero que tenha sido útil e tenham gostado! Até mais! 


Fonte: Seoulistic (não retirar do Destino: Coreia sem os créditos adequados).


3 comentários :

  1. Oi Laura, tudo bem? Tenho um profundo respeito pela cultura asiática e seu post reforçou este meu respeito. Muito interessante esta questão do tempo e curvatura ao fazer as reverências. Continue escrevendo e nos ensinando sobre esta cultura incrível. Muito obrigado. Meu nome é Rubens Tank.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, seu nome é Lara e não Laura, problema no corretor.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe, seu nome é Lara e não Laura, problema no corretor.

    ResponderExcluir