Image Map

27 de julho de 2014

Traços de Personalidade dos Coreanos que Você Deveria Saber


Mesmo que nem todos os sul-coreanos possam ser definidos por traços de personalidade em comum, existem alguns deles que a maioria se encaixa. Confira:
  • Nacionalistas. - Os coreanos se mostram extremamente nacionalistas, principalmente quando se trata de esportes. Durante campeonatos como a Copa do Mundo de Futebol, as Olimpíadas e UFC, o povo coreano simplesmente se reúne para torcer e acreditam fielmente que a sua torcida pode mudar o resultado das competições. Além disso, as pessoas na Coreia são criadas sob o principio de que o país e seu amor por ele deve estar acima de qualquer coisa, o que levou a uma série de conquistas para a Coreia do Sul. A frase que determina esse nacionalismo é: “Daehanminguk manse (대한민국 만세)!” – Vitória para a Coreia.
  • Verdes. - A Coreia do Sul com certeza está entre os países que mais se envolvem com a frase “Salvem o Planeta!”. Todos estão sempre tentando aderir novas políticas para economizar energia, água e fazer parte de projetos de reciclagem. Tudo isso é muito levado a sério! O governo criou diversos programas para incentivar a população a adotar tal forma de vida, além de colocar um limite para emissão de gases tóxicos por suas indústrias. E o melhor de tudo: eles realmente colocam em prática.
  • Sem Sono. - Os sul-coreanos certamente não são um povo que geralmente se preocupa com suas horas dormidas. Assim que saem de suas intermináveis horas de trabalho, eles tendem a sair com seus amigos para jantar, ir a bares, norebang* etc. Como dito em outro post, as pessoas na Coreia não se satisfazem apenas com um jantar, sempre terá a segunda rodada (이차 icha), e as vezes muitas outras mais. A noitada coreana não acaba antes que o dia passe, mas felizmente, a maioria dos bares, restaurantes e norebang ficam abertos durante a madrugada. E isso não significa que no dia seguinte eles poderão chegar atrasados ao trabalho! Os coreanos continuam a acordar cedo e retomar a vida profissional sem perder o horário! Isso é que é viver sem sono!
  • Emotivos. - Os coreanos são muito emotivos em várias situações de sua vida. Quando alguém morre na Coreia, a reação não é nada silenciosa, os coreanos dão um novo significado ao que seria “chorar alto”. Mas é claro que a morte é significado de choro para quase todas as culturas, no entanto, é de agrado ao povo coreano algo que os emocionem. Assim, é comum em programas de televisão, entre eles dramas e programas de variedades, um certo foco em alguma história triste ou de superação, que acompanhados por uma música deprimente levam o povo inteiro às lágrimas. Um drama sem uma cena para se emocionar não é um drama bom, e é claro, os coreanos apreciam muito isso.
  • Viciados em Smartphones. - A Coreia do Sul é literalmente um dos países mais conectados do Mundo. E isso significa que: no metrô, no topo de uma montanha e até no elevador, os coreanos estão sempre usando seus smartphones, conversando com alguém, checando suas redes sociais ou assistindo a algum video (por experiência própria, posso dizer que é verdade, nos horários de pico não existe mais de uma pessoa no metrô que não esteja usando seu smartphone). As baterias dos aparelhos parecem nunca acabar e é simplesmente um crime esquecer o celular em casa. Se você tem esse vicio, se dará muito bem na Coreia.
  • Obcecados por Nova York, Paris e Londres. - Os coreanos simplesmente adoram a moda cosmopolita que as grandes cidades como Nova York, Paris e Londres tem a oferecer. A Coreia é louca pelos bares, restaurantes e clubes de Manhattan, pelos cafés à moda parisiense e o glamour dos estilistas de Londres. Tudo isso somado ao seu ar romântico que comumente fazem parte do cenário de um drama leva a uma obsessão em massa.
  • Pressionados. - Existem diferentes tipos de pressões que um sul-coreano sem dúvida irá passar em sua vida. Os pais investem fielmente na educação dos seus filhos, pagando preços absurdos para que inúmeros cursos particulares deixem os seus filhos acima de qualquer outra criança em todas as matérias que considerarem importantes. A média de estudos de um jovem coreano chega ao inacreditável número de 15 horas por dia. Os pais também pressionam seus filhos a escolherem as carreiras com melhor prestígio, como advogados, médicos ou qualquer cargo nas maiores empresas do país. Fora isso, os pressionam a casarem com alguém de escolha deles, isto é, as mães escolhem suas futuras noras/genros e arranjam um encontro com seus filhos. Pode parecer muito duro, e de fato é, mas muitos coreanos afirmam que o Estado deixou o status de terceiro mundo em tão pouco tempo por tanto esforço e determinação que os pais tem com seus filhos.
  • Impacientes. - Os sul-coreanos vivem sob a cultura ppalli-ppalli (빨리빨리), ao pé da letra “depressa, depressa”, que se foca em conseguir realizar suas tarefas o mais rápido possível. Essa cultura teve início nos anos 70, com o presidente Park ChungHee, quando os coreanos começaram a cultivar uma sensação de urgência que se mostra viva até os dias de hoje. Os coreanos dirigem seus carros em alta velocidade, sempre com pressa, e se precisam enviar algo pelo correio, já existe um sistema chamado ‘Serviço Rápido’ (퀵서비스 - kuiksóbisu ou quick service) capaz de fazer a entrega até em questão de minutos. Já faz parte do DNA sul-coreano. E mesmo que a impaciência pareça ser um defeito, é o que faz com que o povo coreano seja tão avançado em suas criações na área de tecnologia e infra-estrutura.

Lembrando que essas características não são de todo modo geral, nem todos os sul-coreanos levam esses traços estereotipados em sua personalidade, mas em sua maioria, com algum desses sete itens eles podem se identificar.


*Vocabulário: Norebang – o Karaokê coreano, onde as pessoas se reúnem em grupos em salas privadas para cantarem suas músicas preferidas acompanhados pela melodia e a letra da canção na tela de uma televisão.

Espero que tenham gostado! Até a próxima! 

Fonte: Seoulistic (não retirar do Destino: Coreia sem os créditos adequados).

Nenhum comentário :

Postar um comentário