Image Map

31 de julho de 2014

Por Que Beber na Coreia é Tão Importante?


A bebida alcóolica e seu significado cultural está presente em grande parte da vida de um coreano. Parece que todo mundo bebe e gosta de beber no país, sendo algo tão necessário que às vezes as pessoas acham que beber é uma parte de seu trabalho diário. Mas por quê exatamente isso acontece? Bem, vamos descobrir! Para aqueles que não bebem, algumas dicas de como recusar bebidas também serão compartilhadas. 
  • Sempre foi Considerado Importante! - Na antiguidade os coreanos costumava consumir bebidas alcóolicas para comemorar os feriados importantes. As pessoas ingeriam o álcool durante os rituais festivos como uma forma de mostrar respeito aos mais velhos e os seus ancestrais. Beber na Coreia era mais como uma obrigação  formal e festiva do que algo que você fazia para se divertir. 
  • Respeito! - Beber é uma forma de mostrar o respeito que você tem pelos mais velhos e por pessoas mais importantes (como seu chefe no trabalho), como também é uma forma de notar o respeito que eles tem por vocês. Ser convidado para sair para beber com alguém considerado superior é um dos maiores elogios que um trabalhador coreano pode receber. É como os chefes mostram a seus empregados que realmente se preocupam com eles. Se o seu chefe constantemente serve seu copo com mais Soju (소주 - bebida destilada característica da Coreia) é um sinal de que ele realmente gosta de você.
  • Beber Faz você Mostrar o que Realmente é! - Na Coreia, as hierarquias, principalmente em um local de trabalho, levam a uma série de preocupações, e sempre há mais para ser dito a um chefe do que um empregado pode dizer (como opiniões pessoais, problemas da vida pessoal ou reclamações contra o chefe). E sem a chance de se soltar e ser honesto, as coisas ficam entaladas na garganta e a pessoa fica prestes a explodir por tanta pressão. Assim, os coreanos olham para o ato de beber como uma oportunidade de se relacionar com seus colegas de uma maneira que não poderiam em outras ocasiões. Beber é importante porque permite que você se abra e diga as coisas que sempre quis (o que as vezes pode ser um pouco perigoso).
  • Beber Leva Você a Beber Mais! - Na cultura coreana, é vital que todos tomem sempre pelo menos um pouco de álcool. É falta de respeito deixar a garrafa de alguma bebida com um pouco faltando, todos devem beber até a ultima gota sempre! Também é falta de educação recusar uma bebida, já que esse ato é visto como recusar uma generosidade e negar o afeto de alguém que está ao seu lado a tanto tempo. Além de que quanto mais rápido você esvazia o seu copo, mais rápido ele será preenchido novamente com mais bebida.
  • Curam Ressacas com Eficiência! - Os coreanos têm as melhores e mais eficientes formas de curar uma ressaca depois de uma noite bebendo com os amigos. De sopas, como a haejangkook (해장국), e bebidas “medicinais” energéticas, até as famosas saunas coreanas (찜질방 - jjimjilbang), se torna fácil voltar ao seu estado sóbrio longe de uma ressaca. Muitos restaurantes vendem “as curas” da ressaca e abrem cedo na manhã para ajudar aquela pessoa a caminho do trabalho que passou da conta na noite anterior. 
  • A Onipresença do Álcool! - As bebidas alcoólicas estão em todos os lugares e esquinas na Coreia e o pior: são baratas! Você pode comprar cerveja, licor, vinho e destilados em todas as lojas de conveniência e supermercados por um bom preço. Uma garrafa de Soju de tamanho considerável e com um percentual de 20% de álcool custa menos de 4 reais (₩2.000 - dois mil Won coreano). 
Dica: Como Recusar Bebidas Alcóolicas
É inteiramente possível recusar educadamente bebidas alcóolicas. No entanto, a melhor maneira de certificar-se de que você não vai ofender alguém, é aceitar a bebida e depois deixá-la de lado. Você pode até fingir estar provando depois dos brindes. Recusar completamente também é aceitável, mas as pessoas podem perguntar motivo para você não estar bebendo, e se você quiser evitar esse questionamento, apenas diga que está tomando algum remédio que não deixe você ingerir álcool.

Beber nunca é obrigatório e ser forçado a beber nunca é aceitável, e a Coreia não é exceção a isso. Porém, passar uma noite bebendo com um grupo de amigos coreanos e partilhar dessa cultura é, definitivamente, uma experiência bastante recomendável. 

Espero que tenham gostado! Até a próxima! 

Fonte: Seoulistic (não retirar do Destino: Coreia sem os créditos adequados).

Nenhum comentário :

Postar um comentário