Image Map

4 de agosto de 2014

Contato Físico Com o Sexo Oposto na Coreia


O contato físico com alguém do sexo oposto na Coreia pode ser bastante diferente do que você está acostumado. Apenas como um lembrete: a cultura coreana é em geral uma  cultura conservadora, e nem todo mundo fica confortável com demonstrações públicas de afeto.

Se um homem toca uma mulher sem a sua permissão, ou de uma forma que ela possa considerar “indecente” para ser feito em público, na Coreia, ele muito provavelmente vai levar um grande tapa na cara, sem contar que muito provavelmente sua relação estará em crise, ou terminada. Descubra como você deve e não deve fazer contato físico com pessoas do sexo oposto:

  1. Abraços. - Não abrace uma pessoa de outro sexo! Apenas não abrace. Os coreanos certamente não estão familiarizados com esse tipo de contato físico ou demonstração de afeto que pode parecer tão banal e comum em países ocidentais, como o Brasil. Se você abraçar uma pessoa de outro sexo, mesmo que sejam amigos muito íntimos, você com certeza vai constranger a pessoa, de uma forma que elas ficarão estáticas, sem saber o que fazer ou como reagir. Mas por quê? Bom, na Coreia, apenas um simples abraço é visto sob um olhar sexual. O encontro entre os corpos de uma mulher e um homem no abraço, para coreanos, é considerado extremamente sexual, e por motivos implícitos, até para os casais, devem ser evitados em público. Em vez de um abraço quando você for cumprimentar seu amigo (íntimo), apenas um aperto de mão basta. E na verdade, somente um aperto de mão é aceitável para amigos de sexos diferentes. 
  2. Dar as Mãos. - Para os casais, tudo bem. Amigos de sexos opostos, nem tanto. É comum os casais andarem de mãos dadas ou braços dados na Coreia, sendo isso praticamente o máximo que você verá de demonstração de afeto em público. 
  3. Beijos. - Bom, essa seria a questão mais problemática. (Acho que aqui já deve estar claro, mas lembrando, beijos, mesmo na bochecha: completamente fora de questão para amigos de sexos opostos). Os casais na Coreia não costumam se beijar em público, você quase nunca vai ver um casal se beijar no metrô, ônibus etc. No entanto, se você ver, com certeza será ou apenas um beijo na bochecha, ou um selinho rápido, você jamais, nunca, sob hipótese alguma, verá um casal trocando beijos apaixonados que envolvam lábios abertos e línguas se tocando (falando assim fica nojento, desculpem, mas é verdade). E mesmo um encontro de lábios pode ser um problema. A maioria das pessoas mais velhas na Coreia são muito conservadoras, e essa interação mais íntima que os jovens podem querer compartilhar não é aceitável para eles. Então, se você der um selinho em seu namorado ou em sua namorada, você pode levar uma bela bronca de um(a) senhor(a), que vai achar esse ato abominável para ser feito em público (e não se enganem, você sempre estará sendo observado por alguém).
Além disso, os adultos vêem esses atos de afeto em público como algo prejudicial para a educação das crianças, então, um casal se beijar em público e ser observado por uma criança não é algo considerado bom. Nem mesmo os pais demonstram carinho um pelo outro na frente de seus filhos, mesmo estando em casa e não em público. Quase nunca um coreano poderá falar que já viu seus pais abraçados, ou se beijando, uma vez que eles, preocupados com a educação dos filhos, guardam isso para o seu próprio quarto.

Vocês devem ter reparado que quando falei sobre amigos eu sempre mencionei o “de sexo oposto”, a razão? Bom, simplesmente pois você pode ter todas essas formas de contato físico e demonstrações de afeto com pessoas do mesmo sexo e estará tudo bem! Isso é comum! Amigos de mesmo sexo, sempre estão se abraçando, de mãos dadas, dando beijos na bochecha um do outro e isso é normal! 



Por mais diferente que nós ocidentais possamos achar, um garoto pode andar de mãos dadas e abraçar outro garoto e ninguém verá isso como algo romântico, eles são apenas amigos demostrando afeto (e ninguém receberá uma bronca por isso). Isso acontece independente da sua idade: adultos e até idosos do mesmo sexo agem dessa maneira. Então, querido estrangeiro, se você for para a Coreia do Sul e seu amigo coreano - do mesmo sexo que o seu - quiser andar de mãos dadas com você, não ache estranho.

Não vamos entrar no assunto homossexualismo na Coreia do Sul ainda, mas aguardem os próximos capítulos! Espero que tenham gostado! Até a próxima! 

Fonte: Seoulistic (não retirar do Destino: Coreia sem os créditos adequados).

3 comentários :

  1. Isso nem faz sentido, tipo pessoas do mesmo sexo pode e do sexo oposto não. Se for para dizer que é constrangimento deveria ser ambos lados. Acho que tem algo suspeito com a Coréia

    ResponderExcluir
  2. Mas eu gostei e muito e muito obrigada você me ajudou e muito

    ResponderExcluir