Image Map

4 de agosto de 2014

Namoro na Coreia: O Que Esperar


Namorar às vezes pode ser difícil. Satisfazer as expectativas de sua cara metade nem sempre é algo fácil, e isso adicionado a diferenças culturais de um casal pode levar ao caos. Essa matéria te dará dicas do que esperar de um namoro com uma pessoa coreana, para que o choque não seja tão grande.

Mas, primeiro é preciso encontrar um namorado ou uma namorada na Coreia… Como eu faço isso?


É um fato que encontrar solteiros em qualquer país pode ser uma tarefa assustadora, por isso, na Coreia o trabalho de cupido é feito em sua grande maioria pelos amigos. Em vez de esperar para conhecer alguém casualmente, os coreanos preferem encontrar alguém por indicação de algum amigo, assim, sendo esse amigo confiável, a chance de um encontro com a pessoa indicada desencadear em um namoro saudável é muito maior, uma vez que seu amigo deve conhecer sua personalidade e preferências. 

É claro que esta não é a única maneira em que os coreanos encontram os potenciais pais ou mães de seus futuros filhos. Como em todo o planeta, as pessoas se conhecem na escola, no trabalho, em bares e até na rua, levando a um relacionamento amoroso, ou não. Entretanto, o sogaeting (소개팅) - encontro planejado por amigos - é a maneira preferida de conhecer outros solteiros.

Há ainda alguns outros tipos de encontros, os encontros às cegas:
  • 미팅 (meeting, o “encontro”) - É um encontro às cegas em grupo, principalmente realizado entre jovens estudantes universitários, onde um grupo de amigos de um garoto vai encontrar um grupo de amigas de uma garota, apenas para passar um tempo agradável juntos.
  • 선 (seon) - É um encontro às cegas arranjado pelos pais. Este encontro é mais complicado, uma vez que é feito com intenção de casamento pelas duas pessoas que vão ao encontro, e também, principalmente, pelos pais que arranjaram tal encontro. 
E o que as pessoas na Coreia acham de um namoro interracial? (Isso é, entre um coreano, e uma pessoa de outra raça, por exemplo, nós brasileiros). A melhor resposta para essa pergunta é: depende da pessoa. Algumas pessoas podem achar estranho, simplesmente por não estarem familiarizados. Os pais de seu namorado ou de sua namorada podem não gostar, principalmente pelo conflito de culturas, mas depende muito, é tudo muito relativo

A Coreia é um dos países mais homogêneos que existem, no entanto, isso está mudando. Nem todos se importam com a diferença de raças de um casal e muitos não vêem isso como qualquer tipo de problema. É claro que se você mostrar respeito pela cultura deles e conquistar seus “sogros” aos poucos, não haverá rejeição.

Bom, agora que todos nós não estão mais solteiros (quem dera!), vamos às dicas do que se deve esperar de um relacionamento com um coreano. (Supondo que vocês tenham lido a matéria sobre o contato físico com o sexo oposto, vamos pular essa parte). 
  1. Coisas de Casais. - Para o desespero de pessoas solteiras carentes e solitárias na Coreia, os casais simplesmente adoram deixar claro que estão em um relacionamento amoroso ao andar com roupas iguais (desde blusas até sapatos). É uma forma de gritar ao mundo “Você é meu!”. E essas coisas de casais passam vão além do quesito roupas e se expandem para capinhas de celulares, acessórios aleatórios, adereços para cabelo, anéis e até brincos. Desfrute com o seu namorado ou sua namorada na Coreia simplesmente o fato de serem um casal! É claro que isso não é um senso geral, nem todos os coreanos são fãs de sair na rua como um real espelho de seu companheiro. Pode ser um exagero até para alguns coreanos.
                                                                                           
  2. Celebrar cada 100 dias. - Em alguns países o casal apenas celebra o ano que passou junto, no Brasil o primeiro ano de namoro é celebrado até mensalmente, mas na Coreia, é um pouco diferente. Claro que um ano de união é sempre comemorado, mas em vez de contar os meses, o casal celebra cada 100 dias juntos (são os “aniversários” de 100 dias, 200 dias, 300 dias, 500 dias, 1000 dias e por assim vai), e é normal que o primeiro presente seja um anel de compromisso. É mais comum os casais mais jovens celebrem dessa forma, pois nem todos conseguem, ou fazem questão, de lembrar exatamente a quantidade de dias juntos, mas é definitivamente uma maneira coreana de celebrar o fato de estar apaixonado.
  3. Segurar bolsas. - De modo geral, a maioria dos homens são fisicamente mais fortes do que suas namoradas, e a maioria das mulheres costumam carregar grandes bolsas com uma infinidade de coisas dentro. Assim, na Coréia, quando saem com amigas, ou com suas namorados, muitos homens coreanos vão se oferecer para carregar suas bolsas e evitar que elas tenham uma dor no braço ou nas costas. Eles não se preocupam em parecerem estranhos carregando uma bolsa visivelmente feminina, pois na Coreia é uma prática comum. Se você é um homem e quer impressionar uma garota, aqui está uma dica para ser um bom cavalheiro. 
  4. Dormir na Casa um do Outro. - É muito normal que as pessoas solteiras na Coreia ainda morem com os seus pais, principalmente as mulheres, então saiba que se você pretende dormir na casa do seu namorado isso será um pouco complicado. Pelo conservadorismo, um casal, que não seja casado, não deve dormir na mesma cama ou no mesmo quarto, então, os pais dele/dela muito provavelmente não deixarão que você durma na casa. Claro que existem pessoas solteiras que moram sozinhas, aí a escolha é de cada um.
  5. Hora para Voltar. - Como dito anteriormente, muitos coreanos solteiros moram com os pais, e por isso, podem ter um horário limite para voltar para casa mesmo quando adultos (os argumentos de “minha casa, minhas regras” vão além da idade do filho). Infelizmente, é algo mais comum para as mulheres, pois a maioria dos pais não quer ver a sua filhinha voltando para casa tarde da noite.
  6. Passeios Longe de Casa. - Voltando ao argumento dos pais, os coreanos preferem encontros longe de casa para não sofrerem a pressão de estarem sendo vigiados pelos pais e terem mais liberdade com seus namorados. Encontros ao ar livre são as melhores escolhas, e ir atrás de um café único e confortável em Seul, ou tentar descobrir comidas coreanas deliciosas nos mercados externos da cidade, não parece ser uma opção ruim, não é?
  7. Conhecer Amigos ou Família. - Nos primeiros meses (e as vezes anos) de namoro, é muito difícil que seu namorado coreano vá te apresentar para a família ou amigos dele, pelo simples fato de vocês estarem se conhecendo. Os coreanos tem medo de apresentar seus amigos para seus namorados pois se esse namoro chegar ao fim, a situação ficará ruim para os amigos que agora são compartilhados, e ninguém quer perder uma amizade por conta de um namoro que não seu certo. Para a questão da família, apresentar o namorado ou a namorada para os pais e familiares significa que você está em um relacionamento extremamente sério e com intenções de casar, e muitos não estão preparados para assumir tal compromisso logo de cara.
  8. Pais podem Intervir. - Independente de sua etnia, se você estiver em um relacionamento sério com uma pessoa coreana, os pais coreanos entrarão na questão, e podem querer intervir. Se os pais dele/dela não gostarem de você, vão querer por um fim no relacionamento, por não querer que isso avance para um casamento. Os pais tem a palavra final na Coreia e muitos filhos não tem coragem ou simplesmente não conseguem contrariar os pais, então, esse pode ser realmente o fim de seu relacionamento. Não há muito a ser feito. É claro que isso também não é geral, nem todos os pais são tão extremos. No entanto, entenda a importância dois pais na Coreia, até mesmo nos relacionamentos de seus filhos.
Esse foi longo! O que acharam? Ansiosos para o que seu relacionamento com um coreano irá trazer? Para aqueles que leram até o final, espero que eu tenha ajudado de alguma forma, que tenha sido útil e que tenham gostado! Até a próxima! 

Fonte: Seoulistic (não retirar do Destino: Coreia sem os créditos adequados).

7 comentários :

  1. POR FAVOR ME DIGA COMO SENDO BRASILEIRO EU POSSO CASAR COM UMA MENINA DA CORÉIA.UBIRATAN SANTOS

    ResponderExcluir
  2. Tenho medo dos pais dele nao gostar de mim e sim pra conquistar ele tem que te conhencer 😍😁❤ bjs

    ResponderExcluir
  3. gostaria de conhecer mulheres das Coreias sem filho e que tenha de 20 a 25aa

    ResponderExcluir
  4. em busca de uma coreana de 20 a 25 anos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tem um limite de diferença de idade para as pessoas namorarem na Coréia?Tipo 6-10 anos ou mais, slá?

    ResponderExcluir